Imbolc - O Despertar de nós mesmas

Hoje celebra-se o Imbolc, um festival gaélico que comemora a passagem do Inverno e a abertura do caminho para a Primavera. É o dia em que honramos o renascimento do Sol.


Este Sabbath originou-se na antiga Irlanda, nas comemorações da Deusa Brighid, Brigid, Brigith, uma Deusa Fogo, homenageada como a "Noiva do Sol". Apesar de estarem no auge do inverno, este festival era dedicado ao aumento da luz (sol) durante os dias e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada, ao primeiro broto de folhas e das flores. O calor fertiliza a Terra (a Deusa), e faz com que as sementes germinem e brotem.


É por isso um festival de luz e fertilidade, simbolizado com o fogo, que representa a nossa própria luz, calor, inspiração, iluminação interna e o nosso fogo criador.


Após seis semanas do Yule, Imbolc vem representando a recuperação da Deusa, após o parto da criança solar e a sua transformação em Donzela jovem e cheia de vida, manifestando a sua criatividade.


A Igreja Católica também foi buscar este antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria.


Este ritual vem lembrar-nos o despertar de nós mesmos, dos nossos novos planos e novos projectos. Vem relembrar-nos dos novos inícios, das novas oportunidades e do poder de nos renovarmos, renascendo para novas realizações.





Desperta a tua criatividade e abre-te para a inspiração, lendo poesia, escrevendo, cantando, desenhando, dançando ou algo que ressoe contigo interiormente para que possas florescer com vida e vigor e assim concretizares todos os teus inícios/projectos.


“Canta, dança e inspira-te!

Germina, brota e cria!

Desperta o teu fogo interno!

Traz luz e Vida aos teus Sonhos e Projectos

E Renasce!”



Despeço-me deixando-te com uma sugestão simbólica para hoje: quando entrares em tua casa, vai acendendo cada lâmpada de cada divisão mesmo que por alguns instantes ou acende uma vela em cada divisão em honra do teu renascimento.

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Beijo